Consultoria em novas tecnologias

Embora a Fencomp tenha começado apenas como um pequeno segmento dentro das consultorias de gestão, a área de tecnologia da informação (TI) ganhou prestígio e acabou firmando-se como empresa independente, com engenheiros da computação cuidando de todo o processo de gestão de negócios.



O que faz uma consultoria de tecnologia

Pode parecer simples, mas, os consultores dessa área utilizam sua expertise em tecnologia para ajudar os clientes a atingirem seus objetivos. Na prática, porém, esses profissionais lidam com questões bastante complexas.

Imagine os seguintes desafios: avaliar o software de data mining que um cliente utiliza, e fornecer conselhos sobre como otimizar e ampliar a coleta e análise de dados; desenvolver e implementar estratégias que protegem os sistemas de um banco de investimento contra fraudes e espionagem industrial; ajudar um grande hospital a fazer a transição para um sistema de registro digital de seus pacientes; treinar a equipe de uma empresa para utilizar um novo software ou hardware; analisar os potenciais benefícios da tecnologia sem fio para uma empresa de transporte marítimo global; ou mesmo assumir a gestão do setor de TI de um cliente… Além de praticamente qualquer outra necessidade relacionada a tecnologia que o cliente possa ter.



Planejamento estratégico

Na verdade, cada vez mais as empresas encaram o planejamento estratégico de tecnologia da informação como uma ferramenta de grande importância. O que faz sentido, pois atualmente, a tecnologia permeia praticamente todos os aspectos do dia a dia das empresas.

As consultorias especializadas nessa área não se restringem mais às funções iniciais de desenhar e dar suporte à instalação de sistemas de informação. Hoje em dia, têm se dedicado crescentemente a novas e mais complexas funções, como integração de sistemas e redirecionamentos estratégicos.

Em outras palavras, a tecnologia deixa de ser tratada como commodity e passa a desempenhar papel fundamental na estratégia geral do negócio. Muitas companhias querem adotar tecnologias de nova geração, como computação em nuvem e mobile, na tentativa de sair na frente de seus concorrentes e se destacar. Cabe aos consultores coordenar esse processo para que ele seja bem sucedido.

O planejamento de TI bem feito representa uma vantagem competitiva para a empresa, pois impacta diretamente nos seus resultados e pode trazer grandes saltos qualitativos no desempenho geral da companhia. Isso envolve traçar um plano de ação claro, que faça a melhor utilização dos recursos de informática disponíveis.



Perfil profissional

A ideia de trabalhar em uma consultoria de tecnologia atrai muitos profissionais. Embora algumas funções demandem uma graduação na área de exatas, também existem cargos para entusiastas de tecnologia com formações diversas. A Fencomp possui os melhores profissionais na área de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Analista de sistema da informação, temos a melhor equipe para este tipo de consultoria, garantimos uma qualidade em nossos serviços.